domingo, 25 de fevereiro de 2007

O QUE MAIS SERÁ NECESSÁRIO ?

A reunião extraordinária da Câmara Municipal de Lisboa que se realizou no dia 22 foi mais um triste episódio da agonia em que vive o executivo municipal liderado pelo PSD.

Na verdade, quando se realiza uma reunião em que o único ponto na Ordem de Trabalhos é "Análise da situação actual do Município" e nessa reunião o Presidente da Câmara não consegue distribuir aos vereadores da oposição o seu Despacho com a Delegação de Competências onde constaria a nova distribuição de pelouros, percebe-se bem que a desorientação de Carmona Rodrigues e do PSD atingiu o seu grau mais elevado.

Com efeito, embora tivesse sido préviamente comunicada à imprensa essa distribuição de pelouros, o Despacho ainda não foi assinado, porque:

1) O Vice-Presidente Dr. Fontão de Carvalho não tinha formalizado o seu pedido de suspensão de mandato, que terá de ser aprovado em sessão de Câmara;
2) O vereador que se segue na lista, Dr. Paulo Moreira, ainda não tem a certeza se a sua posição como vereador é compatível com as suas actuais funções no Conselho de Administração dos Serviços Sociais da CML.

Também nos causou uma enorme surpresa, diria mesmo desencanto, o facto do senhor Presidente, Eng.º. Carmona Rodrigues, não ter apresentado na reunião um ponto de situação sobre a situação financeira da Câmara, nem nenhuma proposta com o intuito de se proceder a uma contenção de custos visando a redução das despesas correntes, nada dizendo também sobre a necessária reforma da estrutura municipal que permita atingir tal objectivo.

Mas, como se tudo isto não bastasse, esta reunião ficou marcada pela discussão do relatório sobre a Gebalis que o vereador Sérgio Lipari Pinto enviou para o Tribunal de Contas e para a Inspecção-Geral de Finanças, sem que tivesse dado oportunidade ao Presidente do Conselho de Administração daquela empresa municipal se defender das graves acusações que lhe são feitas.

Esta situação, que é intolerável num Estado de Direito, fez com que a reunião de Câmara se tivesse centrado na discussão deste relatório , o qual só foi distribuído à Oposição depois de ter sido por nós exigido, apesar de ter sido enviado para aquelas entidades três dias antes.

Com este tipo de situações, em que não é despiciendo o facto de um vereador ter desautorizado completamente o presidente da Câmara, não entendemos o que mais será necessário acontecer para o PSD e o Eng.º. Carmona Rodrigues perceberem que a situação no Município é insustentável.

Para os Vereadores do PS, a solução para a grave crise que vai minando a credibilidade da Câmara Municipal terá de ser encontrada em eleições intercalares!

O Grupo Municipal de Vereadores do Partido Socialista desafia o senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º. Carmona Rodrigues, o líder do PSD, Dr. Marques Mendes e a senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Drª Paula Teixeira da Cruz, únicos responsáveis pela crise instalada na Câmara, a fazerem aquilo que se impõe:

devolver o poder aos cidadãos de Lisboa para , através do seu voto, legitimarem uma NOVA CÂMARA MUNICIPAL que tenha força, capacidade e qualidade para fazer aquilo que Lisboa precisa, GOVERNAR A CIDADE COM UM PROJECTO, UMA VISÃO E AMBIÇÃO!

António Dias Baptista

3 comentários:

Bruno Inglês disse...

Camaradas, está na altura de alguém do nosso Partido começar a demacar-se, nos meios de comunicação social, como opositor ao actual Presidente da Camara. É fundamental começar a criticar a uma só voz e com um só rosto.

Os camaradas socialistas são, hoje em dia, indagados constantemente sobre quem será o cabeça de lista do PS à CML. É bom que possamos dar uma resposta muito em breve, sob a pena de parecermos tão perdidos quanto os que lá estão.

A situação actual da CML é vergonhosa e inaceitável. Sofro só de ler os jornais diariamente, como Socialista e, principalmente, como Lisboeta.

Saudações... Alfacinhas.

JCA disse...

Caros Vereadores,tenho duvidas se será com entrevistas como o sr.vereador Nuno Gaioso deu ao programa radiofónico "diga lá excelência" da R.R. que o PS irá ganhar eleições,tal a inresponsabilidade observada,e completamente à revelia quanto sei da concelhia do mesmo partido.

Gustavo Gouveia disse...

"Os 3 vereadores do partido que têm ainda confiança politica da CPCL..."
Á frente disso, eu pessoalmente acho que sao os militantes de Lisboa que devem selecionar o candidato á camara municipal de Lisboa. possívelmente por eleição directa. Mas sim, precisamos de uma cara.